Pico do Jaraguá

No dia 05/03/2022 nós fomos para o Pico do Jaraguá!!!

Fomos com 13 pessoas contando conosco os guias. 3 pessoas não conseguiram comparecer devido terem perdido a hora.

Nos encontramos na estação Vila Clarice as 8h da manhã, o Igor contou a história da estação e o porquê a estação ter este nome. Em frente a estação existe uma casa da esfiha e lá fomos nós tomar café, eu não bebi nenhum líquido, pois em cada eu já tinha tomado meu leite com nescau rs mas comi um bauruzinho deliciosooo!!!

O pessoal escolheu salgados também, as esfihas só começam a serem feitas após as 10h, por aí. Pois primeiro a cozinha faz os salgados, parece bem simples, bem interior, então são poucos atendentes, pela manhã apenas uma pessoa no caixa e outra na cozinha, e a tarde duas no caixa ajudando na cozinha, um na cozinha e uma moça nas mesas. O almoço é servido apenas até as 15h, nós chegamos este horário e então optamos pelas esfihas, eu comi 4 e um suco de laranja, mas fiquei bem cheia, elas são bem grandes, mais 5cm maiores do que as do Habib's.

Na ida para o pico fomos andando pelas ruas, são calçadas estreitas e passamos em uma tribo indígena que passa aparentemente por necessidades básicas, até o que chamamos de esgoto escorre nas ruas. Um lado casebres de madeira e do outro lado algumas OCAS são 700 pessoas indígenas na região. Essa caminhada leva mais ou menos uns 30 minutos até a entrada do parque que está aberta das 8h as 10h, após as 10h essa primeira entrada abre, pois ela leva o acesso de carros até o cume. Como fomos na sola, continuamos a partir de ali.

Ao chegarmos no parque o Igor contou sua história, sobre suas matas, lago, animais... ali está uma parte de mata atlântica e também um pouco de serrado.

Depois seguimos para o casarão Afonso Sardinha, eu contei sua história para o pessoal e o Igor gravou tudo (acho que só ali foram quase uns 20 min de histórias).


Saímos de lá e fomos direto para a escultura de Pedra Sabão, onde os escravos lavavam o ouro, neste local na época corria um rio de água límpida, e hoje devido a tanta destruição do pico (naquela época) não existe mais.

A pedra Sabão é utilizada em vários lugares conhecidos, inclusive no cristo redentor que fica lá no Rio de Janeiro.

Abaixo estou sobre a escultura de pedra sabão, ela está aqui mais ou menos desde o ano de 1570.

Tivemos até um encontro com um macaco nesta pedra Sabão! Os turistas ficaram impávidos, tiraram várias fotos e o viram comendo goiaba do pé.


Seguimos para a trilha do Pai Zé, onde fomos até o banheiro (4 banheiros femininos) e seguimos a trilha depois da história que o Igor contou para todos.

E não foi fácil quanto mais andávamos parecia que nunca chegávamos rs sentamos, descansamos, bebemos água e ouvimos histórias no meio da mata. Uma delas foi a história do senhor José, que era um escravo que dizem que fazia trabalhos escondido na mata, pois os escravos precisam seguir o catolicismo, era obrigatório, mas não era a essência deles, não era o que acreditavam!

Fomos seguindo a trilha e encontramos várias pedras de quartzo e o Igor nos contou que era ali onde ficavam os pós de ouro, ali onde as pessoas retiravam tudo para encaminharem uma parte para a coroa portuguesa.

Seguimos então com ainda algumas paradas até a chegada real, para descanso e para bebermos água, Igor ia na frente e eu atrás, tinhamos algumas separações de grupos, e até tivemos um momento de 3 grupos se formarem com grandes distância.

Vejam só, ninguém lembrou de ver o horário que começamos a subir para saber quanto tempo levou, eu acredito que foi mais de uma hora de subida, acredito que uma hora e meia.

Fui quase a última a chegar la em cima, mas sério, eu não estava mais aguentando... minha água estava muito quente e o sol torrava minha pele (mas eu tinha passado protetor ufa) e muitooo repelente, inclusive no meio da trilha quando os mosquitos tentaram me atacar rsrs

E deu tudo certo, uma pessoa tinha diabetes e sentiu um pouco no final, paramos um pouco e logo ela ja estava bem, voltamos a subir e todosss chegaram! Todos estavam bem e sairam nas fotos! É verdade esse bilhete!

Após a chegada até essa parte de madeira, precisamos ir para a avenida onde neste horários ainda não tinha automóveis, pelo menos não vimos, o pessoal tirou foto até na rua sentados rsrs


Seguimos até a parte onde fica a melhor vista para a antena!


Nessa área tem banheiro, água e a imagem da antena. Aqui eu contei a história sobre este cume, e contei também que ao invés dessa antena de Paris, poderia ser um Apóstolo São Paulo igual ao cristo redentor, mas dizem que a globo barrou, devido terem o terreno na época por 20 anos em seu poder.

Logo depois da história subimos os 250 degraus com muita animação e descanso, todos foram! Pois sabiam que a única opção de estarem lá novamente seria subindo a trilha mais uma vez e logo todos resolveram subir. Inclusive um deles subiu 3 vezes e uma delas foi correndo, sim temos atletas 🏃‍♀️ 🏃‍♂️ 

Lá em cima a vista é top, estava tudo limpinho, pois estes dias tivemos chuvas e a poluição não fica lotando a nossa vista e atrapalhando nossas fotos!

Voltamos pela mesma trilha que fomos, porém devido as muitas escadas feitas na trilha precisamos ficar atentos aos joelhos, mas deu tudo certo, tivemos alguns momentos de descanso e logo seguimos a nossa água ja estava quente, pois enchemos nossas garrafas lá em cima no cume (o Igor levou uma garrafinha de água para cada um de nós).

Lá em baixo foi a despedida do Tour! Eu contei uma história de perdidos na mata, e contei também que iríamos juntinhos até a esfiharia, o Igor mais para frente informou sobre as tribos indígenas que vivem no local em situação crítica que falei e das OCAS, a população é Tupi Guarani.

Depois fomos com uma caminhada que parecia uma eternidade, com um sol escaldante, e muita vontade de beber água fresca e não quente como as nossas estavam.

Chegamos na esfiharia e nos esbaldamos de comer e beber (eu bebi um suquinho de laranja, outros uma coca bem gelada).

Foi tudo ótimo, o grupo aproveitou bastante, depois seguimos cada um para sua casa.

Essa foi o nosso primeiro City Tour do Jaja Tur!

Jaja Tur ♡

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cachoeira da Torre SBC

Vila Madalena

Santo Amaro