Guia de Turismo × Guia Turístico

Muitas pessoas a entrarem em contato conosco acabam confundindo a nossa nomenclatura com Guia Turístico...

O Guia de Turismo que é o que somos, é uma pessoa que passa 800 horas (1 ano e meio), estudando para orientar e acompanhar pessoas conforme suas necessidades.

Art. 2º Guia de Turismo é o profissional que exerce as atividades de acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas.

O Guia de Turismo após o curso recebe o certificado do curso Técnico em Guia de Turismo, e realiza seu cadastro na plataforma Cadastur. A partir de tal cadastro, todas as pessoas que acessarem o site: cadastur.turismo.gov.br terá acesso a seus dados e poderá realizar contratações.

A partir deste cadastro o Guia de Turismo recebe a sua credencial, a qual deverá apresentar em todos os lugares, ela garante a identificação e também algumas cortesias em algumas atividades e alimentação.

O guia de Turismo, pode realizar excursões e trabalhar em diversas agências de Turismo ao mesmo tempo como Freela ou em uma específica como CLT.

Porém existem diversos Guias de Turismo, são eles:

• Regionais
• Nacionais
• Internacionais

Essas informações estão indicadas na credencial do Guia de Turismo, assim como o idioma falado por ele (Libras, Espanhol, Inglês...).

O Guia de Turismo conta a história dos pontos turísticos, assim como também leva o turista até estes pontos.

Apenas o guia Regional poderá contar a história dos atrativos em seus estados, outros guias não poderão e precisam contratar outro guia da região.

O Guia de Turismo não é Monitor de Turismo. Mas isto é coisa para outro poste.

O Guia Turístico, poderá ser encontrado nestes pontos Turísticos, são aplicações que explicam informações de algo, atualmente está em alta o QRCode, mas também existem obras que contam suas próprias histórias, assim como o Google e até mesmo aqueles cadernos antigos que as pessoas levavam em seus carros para não se perderem nos caminhos.

Ou seja o Guia de Turismo é uma pessoa e o Guia Turístico um robô, que poderá ser encontrado em alguns locais e em outros não.

O salário diario do Guia de Turismo, muda conforme suas linguas, podendo ser o mínimo por dia 267 reais (aproximadamente).

Existe uma tabela com os valores a serem cobrados e pagos aos guias de turismo. Ela pode ser encontrada no: https://www.sindegtursp.com.br/tabeladeremunercao

** Essa tabela sempre recebe alterações é necessário a acompanhar.

Hospedagem, alimentação e transporte não estão inclusos.

As excursões sem um Guia de Turismo cadastrado no cadastur é uma ação ilegal e quem está fazendo tal pode até mesmo ser preso. 

Parágrafo único: A atividade de Guia Especializado em Atrativo Turístico somente poderá ser exercida por aquele que tiver formação profissional específica para o Estado no qual atuará.

Eu e o Igor somos formados pelo Senac como Guias de Turismo desde 2018.

Nós e nossas credenciais no Pico do Jaraguá.

Jaja Tur





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cachoeira da Torre SBC

Vila Madalena

Santo Amaro